Grandes saltos digitais foram dados durante a pandemia. Resolver pequenas situações de vida pela internet já era algo corriqueiro antes da covid, mas agora virtualmente tudo pode ser feito online, incluindo a comercialização de imóveis.
Os clientes estão mais predispostos a navegar pelo ambiente digital em busca de boas oportunidades, e ao corretor do século 21 cabe saber se posicionar online para não ficar para trás. Neste artigo vamos explicar de que forma o corretor deve se apresentar no mundo virtual para satisfazer as necessidades do cliente.
Saiba como vender imóveis online
Ninguém em sã consciência decide comprar um imóvel hoje e finaliza a compra amanhã. No mundo digital é a mesma coisa. E a vantagem é que sabemos até mesmo quando a busca por imóvel tem início.
De acordo com dados do Google, a procura começa pelo menos meio ano antes e, em alguns casos, até um ano antes da efetiva assinatura de contrato. Por isso a importância de ter boa presença online, já que o relacionamento com o cliente pode começar bem antes do que você imagina. Se você não estiver acessível, um concorrente com certeza estará.
A importância de ter um site ou blog para chamar de seu
Uma boa presença online é conquistada com conteúdo, e o melhor porto seguro para isso é um site institucional, com blog agregado. Nele você permite que o cliente conheça os produtos e obtenha informações de contato.
Uma boa organização, com fotos e sem links quebrados, é fundamental. Detalhe o máximo possível as descrições dos empreendimentos e use palavras-chave para ressaltar as principais qualidades do produto.
Já o blog não é apenas um espaço a ser atualizado raramente, uma vez que o conteúdo e a frequência de publicação são determinantes para que o seu site se destaque nas buscas que o cliente fará na internet.
Como se expor profissionalmente para gerar empatia e identificação
Se o site é o seu porto seguro, onde todas as informações referentes ao negócio podem ser encontradas, as redes sociais são o canal de relacionamento. Aqui é importante equilíbrio e bom senso.
Não adianta postar apenas sobre os imóveis em si, é preciso se expor profissionalmente para gerar empatia e identificação. Cabe por exemplo colocar alguma situação inusitada, replicar um comentário espirituoso do cliente ou destacar aspectos menos óbvios dos imóveis.
Uma dica é postar em horários em que você pode estar disponível para interagir. As melhores interações ocorrem em até uma hora depois da postagem.
Afinal, é muito frustrante para o cliente se ele comentou em seu post ou lhe mandou uma mensagem direta e você respondeu apenas no dia seguinte.
Criando uma identidade visual bem definida
Unifique a identidade visual do site e das redes sociais. Não pareça que você é um no site e outro no instagram, por exemplo. Durante a busca pelo imóvel, o cliente visita muitos sites e acessa vários perfis diferentes.
Por isso quanto menos tempo ele levar para reconhecer você, mais provável que ele associe o imóvel visto recentemente no site com o corretor que o comercializa nas redes sociais.
Credibilidade por meio de conteúdos pertinentes
O cliente começa a busca repleto de dúvidas e incertezas que vão sendo eliminadas ao longo da sua jornada de compra.
Quando ele encontra no site do corretor informações pertinentes ao objetivo dele — como dicas de planejamento financeiro, situação do mercado imobiliário e noções de decoração, por exemplo —, isso não só passa credibilidade, mas também eleva o site no ranking de buscas pela internet. E quem é visto é notado.
O e-mail marketing como fluxo de nutrição com o cliente
É o momento de manter contato com seus leads e acompanhar a evolução no processo de tomada de decisão do cliente.
Como a jornada de compra do imóvel tende a ser longa, aproveite o e-mail para criar fluxo de nutrição com o cliente por meio de material pertinente e personalizado.
Aqui o prazo de resposta para eventual e-mail enviado pelo cliente pode ser mais longo do que nas redes sociais, mas evite demorar mais do que 24 horas durante os dias de semana.
Links patrocinados: eficazes quando usados estrategicamente
Links patrocinados, em sua definição mais ampla, são todos os anúncios que aparecem nos resultados de buscas na internet, e também as peças de publicidade veiculadas em redes sociais, sites e blogs.
São ferramentas bastante eficazes para o marketing de imóveis quando usadas estrategicamente, como no lançamento de empreendimentos. Por ser uma ação paga, devem ser usados com parcimônia.
Produção de um bom vídeo demanda tempo e custo
Assim como os links patrocinados, o Youtube se presta melhor a ações específicas e em coordenação com outras ferramentas de marketing digital. Isso porque a produção de um bom vídeo demanda tempo e custo, podendo incluir até imagens aéreas feitas com drones.
Para vídeos mais informais, breves e sem cortes, as melhores plataformas de divulgação são as redes sociais.
Nenhum profissional ou empresa evolui dando as costas ao cliente
É sempre bom lembrar que a internet é uma via de mão dupla. Ou seja, não basta apenas mostrar o imóvel e vendê-lo apropriadamente, é preciso ouvir o cliente. É com ele, muitas vezes, que você vai aprender as melhores lições para o negócio.
Nenhum profissional ou empresa evolui dando as costas para o cliente, a crítica é sempre uma oportunidade de aprimorar processos e o elogio é sempre um estímulo para se manter motivado.
Quer saber mais? Procure a equipe da INDEX! Ficaremos contentes em atender a sua demanda. Aliamos experiência de mercado com expertise de vendas e posicionamento no mundo virtual.