Mercado imobiliário

6 maneiras de ser sempre lembrado pelo seu cliente

Escrito por Diogo Benetti

Cativar clientes têm sido uma tarefa cada vez mais complicada, concorda?

Isso acontece porque hoje a oferta de serviços e produtos está cada vez maior e mais semelhante ao passo que os consumidores estão cada vez mais exigentes e com preferências específicas.

Mas acredite! O bom atendimento e a empatia é o grande diferencial que vai fazer o seu cliente escolher você em meio a tantos outros e isso serve para todos os segmentos.

Foi pensando nisso que resolvemos elencar 6 maneiras para você sempre ser lembrado pelo seu cliente, no intuito de ajudar você a cativar seus clientes e mantê-los com você. As nossas dicas podem servir para outros tipos de mercado, porém nós procuramos focar no negócio que nós entendemos bem: O mercado imobiliário de Gramado.

Ser lembrado pelo cliente no nosso caso torna-se um desafio e tanto, uma vez que a maioria dos nossos clientes compradores não mora na cidade ou região. A frequência com que vemos nossos clientes é pouca e por isso criar uma conexão sólida e verdadeira é uma grande missão, porém, vamos te mostrar agora que ela não é impossível. Confira 8 maneiras de ser sempre lembrado pelo seu cliente mesmo com poucos encontros presenciais.

1. Ouvir, em primeiro lugar
Parece uma dica boba, mas é fundamental que ouvir seja a primeira coisa a se fazer quando você conhece e sempre quando estiver com o seu cliente.

O cliente quer ser ouvido. Deixe que ele conte sobre sua vida, seus problemas, seu trabalho e sobre qualquer outra coisa que ele queira te contar. Pode ser um pouco cansativo para você mas saiba que esse é um ponto fundamental para que o cliente se sinta confortado, pois ouvir nada mais é que um ato de afeto num mundo onde as pessoas só querem falar e falar. Pense que talvez você seja uma das únicas pessoas que de fato ouviu o cliente verdadeiramente sem interrupções e sem mudar o foco do assunto. Seja a pessoa que vai ouvi-lo sempre e você será lembrado por ele como alguém importante e querido.

2. Saber conversar sobre muitos assuntos
Se você pensou que bastava você ouvir o seu cliente e balançar a cabeça você estava errado. Saber comentar sobre os assuntos que seu cliente fala para você é bastante importante para estabelecer um vínculo com ele, se não ele poderia estar conversando com uma parede ao invés de com você. Para conversar com o seu cliente é importante que você esteja bem informado e atualizado sobre o que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Esporte, política, economia, mercado, celebridades, casos de polícia, música, entre outros assuntos.

Saiba um pouco de tudo, leia jornal, portais de notícias todos os dias. Lembre-se de permanecer sempre neutro e imparcial principalmente quando o assunto for política. Fale um pouco sobre a sua história, sua família quando for pertinente, pois isso cria uma certa confiança do cliente com você, porém exponha somente o suficiente sobre a sua vida pessoal.

Você com certeza será lembrado pelo cliente como aquele corretor que é bom de papo e que vale visitar para uma conversa sempre que ele for a Gramado.

3. Saber fazer as perguntas certas
A única maneira de você entender sobre o seu cliente, seus gostos e principalmente o que ele precisa é ouvindo mas também fazendo as perguntas certas. Procure elencar algumas perguntas chaves que são importantes para fazer para todo cliente e adapte conforme cada caso. Saber fazer as perguntas certas vai te ajudar a ser mais acertivo quando for apresentar opções de imóveis, além disso, ninguém gosta de perguntas inadequadas ou fora de hora, por isso tenha bom senso sempre.

O mundo já está repleto de pessoas sem noção, se destaque e seja lembrado por não ser uma delas.

4. Demonstrar positividade e bom humor
Ninguém gosta de estar na companhia de alguém que está sempre mau humorado e reclamando da vida. Pessoas com energia positiva transmitem positividade para os outros e para o ambiente também e isso torna tudo feliz e mais leve. Que tal ser essa pessoa? Geralmente pessoas assim são sempre lembradas por todos, pois apesar de ser algo simples, são poucas pessoas que carregam essa característica. Normalmente somos muito afetado por problemas pessoais e levamos isso com a gente no nosso trabalho, transmitindo isso para os nossos clientes e isso é muito ruim. Sorria, dê risada, faça brincadeiras na medida certa, cumprimente todo mundo.

5. Exerça a empatia, sempre
A tão almejada empatia é uma das coisas mais importantes quando se trata de um relacionamento de corretor com um cliente que têm pouco contato presencial.

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso você estivesse na mesma situação vivenciada por ela.

A empatia é fundamental para as pessoas ajudarem umas às outras e no seu caso você está ajudando alguém a resolver um problema que não é seu. Um cliente que está em busca de um imóvel em Gramado para curtir com a família e precisa da sua ajuda para encontrar a melhor opção para o seu caso em específico.

Demonstrar que você entendeu o que ele precisa e buscar exatamente o que é melhor para ele e não necessariamente para você é imprescindível para que você seja lembrado sempre.

6. Mantenha-se em contato sem ser inconveniente ou chato
Depois que o cliente vai embora de Gramado vocês provavelmente só vão se ver de novo quando ele retornar e as vezes isso leva tempo.

Usufrua da tecnologia e da internet para permanecer sempre em contato com o seu cliente. Envie mensagem por whatsapp com algumas opções de imóveis que você encontrou e lembrou dele, mande mensagem de feliz dia do amigo ou feliz dia do médico no caso de o cliente exercer esta profissão.

Envie emails semanalmente ou ao menos uma vez por mês com informações sobre a cidade ou sobre os empreendimentos. Telefone para seu cliente se ele preferir para conversarem sobre o empreendimento que vocês visitaram da última vez. Tudo isso deve ter o consentimento do cliente impreterivelmente. Se o cliente não autorizou que você enviasse mensagens via whatsapp ou por e-mail para ele simplesmente não envie. É importante cuidar a frequência também para que você não seja chato enviando mensagens todos os dias ou também não abandone o cliente fazendo ele esquecer de você.

Estas são 6 maneiras de ser sempre lembrado pelo seu cliente de forma positiva. Seguindo algumas dessas dicas você sem dúvida será lembrado pelas pessoas quando retornarem a Gramado. Saiba que a Index está sempre aberta, disposta e preocupada em orientar os corretores de Gramado no relacionamento com seus clientes.

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Diogo Benetti

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