Mercado imobiliário

Seja um corretor de imóveis eficiente

Escrito por Marcelo Veloso

Todos, sem uma única exceção, desejamos um caminho profissional repleto de sucesso e realizações, afinal, uma carreira bem sucedida é o que nos motiva diariamente, nos auxiliando para superar os desafios e melhorar ainda mais o atendimento com nossos clientes. Resumindo, nos tornando ainda mais eficientes atingimos a maestria nessa profissão tão disputada e repleta de concorrência.

É claro, antes de mais nada a gente precisa compreender a diferença nos atendimentos a serem feitos, cada pessoa é uma pessoa, cada cliente é um cliente. Os elementos que farão a diferença estão nas dicas abaixo, eis uma inovação mega importante para a sua maneira de venda ser ainda mais eficaz e satisfatória – tanto para você, quanto para a sua empresa e seu cliente.

Criamos essas dicas, que nos servem de inspiração diariamente, pra compartilhar com vocês:

Ame o seu trabalho e construa relacionamentos

Ah, isso com certeza fará toda a diferença no seu desempenho: amar a sua profissão. Afinal, você a escolheu (ou ela escolheu você) e sim, isso acrescenta e muito na sua rotina. É esse empenho, esse amor que te estimulará a novos desafios, um atendimento único e uma construção super bacana de relacionamentos duradouros.

Organização e planejamento

Dois pontos essenciais pra qualquer projeto ser sucesso, né? Planejamento é o ponto de partida para qualquer ação, organização é a continuidade dada ao longo de toda a sua trajetória numa negociação. É aqui que você já define as suas prioridades e, também, as metas que quer atingir.

 Seja surpreendente (sempre)

Surpreender o seu cliente de forma positiva é sempre interessante, ele se sentirá importante e lembrado, perceberá a sua atenção depositada no caso. Tenha sempre todas as informações sobre o imóvel, mesmo que isso não seja um diferencial e sim uma obrigação – é aí que entra sua imponência. Fuja do óbvio (sempre que puder) e evite fazer as coisas da mesma maneira que toda a sua concorrência faz. Pense, analise, invista em conhecimento e adeque-se às necessidades do mercado.

Esteja preparado para avançar nas negociações

A gente sabe como é difícil lidar com as contestações dos clientes, esse sem dúvida alguma não é um processo simples, mas não podemos parar/travar e desistir do cliente no primeiro não. É aí que entra toda a importância de identificar as motivações que o levaram a esse não e, a partir delas, converter em um negócio.

Entenda seu público

Nosso mercado é dinâmico e demanda por profissionais de atitude. Já passou o tempo em que o corretor podia ficar esperando pelo cliente no salão de vendas. Hoje, é preciso ir ao encontro do potencial cliente e, para isso, é imprescindível conhecer o perfil do seu público, pois a lógica se inverte sendo necessário despertar o interesse no comprador.

Aprendizado e prática

Eis uma dica para todo e qualquer momento: você precisa estar aberto ao novo, buscar conhecimento e referências, se atualizar constantemente. O mundo muda o tempo todo, aplique aquilo que você já sabe e pratique novas atitudes até alcançar o aprimoramento dessas estratégias.

Ah, a empatia

Formalize e crie um bom discurso de venda, além de adequar o seu comportamento nas mais diversas situações, isso com certeza vai lhe ajudar na negociação e no atendimento com seu cliente. Essa sintonia que muitos corretores buscam e não encontram, alinhe seu pensamento e o seu foco junto às suas percepções à cada público atendido.

Apoios e sustentação

A sua equipe é a sua casa, por isso, uma boa relação com seus colegas é mais do que necessário, ser amigável é o mínimo para uma relação frutífera na empresa. Daí vem aquela velha e boa frase: Juntos somos mais fortes! Vai lá, construa pontes firmes com as pessoas que estão ligadas à você, seja direta ou indiretamente, à satisfação do seu cliente.

Se transforme

Sim, você é responsável pelos seus clientes. Sim, você é responsável pelo o que eles pensam e pelo o que eles recebem como oferta. Por isso, junte suas ideias mais criativas, desenvolva soluções e novas informações com regularidade, mesmo nem estando em processo de negociação. Assim tu estarás pronto para agregar valor ao seu trabalho e tornar sua relação mais eficaz com os clientes, é assim que eles saberão que tu não o procurará apenas com o intuito da venda a qualquer custo.

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Marcelo Veloso

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