Gramado é um case de sucesso no turismo nacional por uma série de fatores inerentes à indústria do setor, como um calendário de grandes eventos nacionais ao longo do ano, belas paisagens, museus e parques diversos, gastronomia, clima, povo acolhedor, boa infraestrutura e alta capacidade de hospedagem, incluindo apartamentos alugados para breves estadias.
Para se conhecer Gramado além do lazer, no entanto, é preciso saber que existe uma cidade vibrante cuja história e oportunidades de mercado muitas vezes passam despercebidas por turistas e visitantes.
Neste artigo, vamos resgatar aspectos menos conhecidos do maior polo turístico da Serra Gaúcha, abordando iniciativas que movimentam a economia local, e apontando oportunidades de retorno financeiro com os investimentos imobiliários em oferta na cidade.
Ou seja, tudo que faz de Gramado não apenas um lugar a ser conhecido e visitado, mas também um mercado aquecido e relativamente pouco explorado.
Antiga rota tropeira entre Rio Grande do Sul e São Paulo
A origem do nome Gramado está relacionada com a passagem dos tropeiros que tocavam gado das terras gaúchas até São Paulo pela rota histórica que atravessava Santa Catarina e Paraná.
Com grama macia e verde que servia de excelente alimento e repouso para os animais após a subida da Serra, a localidade teria sido batizada por essa virtude.
Mas há quem diga que o nome da cidade veio do acesso do Vale dos Sinos por meio da Serra Grande, travessia que inspirava muito cuidado e que era chamada de Gramado.
Antes de a colonização ser iniciada, em 1875, por descendentes de açorianos, a região era habitada por índios caingangues.
Cinco anos depois chegaram os primeiros imigrantes alemães e mais tarde vieram grupos de italianos oriundos da vizinha Caxias do Sul.
Alma acolhedora, empreendedora e voltada ao trabalho
Ao longo dos anos, os costumes europeus foram se misturando com o tradicionalismo gaúcho, uma combinação que tanto se refletiu na culinária variada e na arquitetura da cidade, quanto ajudou a formar a alma da população local, acolhedora, empreendedora e voltada ao trabalho.
A lei que criou o município de Gramado foi assinada em 15 de dezembro de 1954, após a emancipação da cidade de Taquara.
Distante de Porto Alegre 115 quilômetros e localizada a 830 metros acima do nível do mar, Gramado tem em torno de 35 mil habitantes e recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano.
Ao todo, as terras do município se espalham por 237 mil quilômetros quadrados da Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha.
Relevo acidentado e a rica hidrografia criaram belezas naturais únicas
O relevo acidentado e a rica hidrografia da região serrana concedeu a Gramado belezas naturais na forma de vales, cascatas, lagos, nascentes e riachos abundantes, numa mistura de grande quantidade de árvores de araucária típicas de climas mais frios com densa vegetação nativa de Mata Atlântica.
No inverno, como se sabe, a neve às vezes aparece para encantar ainda mais a paisagem.
O turismo é evidentemente a base da economia, respondendo por 90% da receita de Gramado, incluindo nessa conta diversas atividades que lucram com os visitantes.
O setor da construção civil é um dos mais rentáveis, com cerca de 100 empresas atuando nas ramificações do setor.
Economia vibrante e ótimas oportunidades de investimento
A indústria de móveis, as fábricas de chocolate, as malharias e o comércio em geral são outros segmentos representativos, além da agroindústria, representada principalmente por negócios familiares de descendentes de alemães e italianos, e do artesanato, cuja associação municipal da classe reúne 300 artesãos.
Em termos de investimentos, Gramado é uma excelente oportunidade para negócios imobiliários. O fluxo turístico e a oferta de empreendimentos de alto padrão têm valorizado o metro quadrado na região nos últimos anos.
Dados de 2018 levantados pela revista Exame, por exemplo, indicaram alta de 7,2% em relação ao ano anterior.
A seguir, separamos três vantajosas opções de investimento em Gramado:
Residencial Paradiso
O Residencial Paradiso está entre os condomínios mais valorizados da Serra Gaúcha. O empreendimento é o investimento ideal para quem busca por lazer e renda o ano todo na cidade de Gramado.
São 20 apartamentos de 2 dormitórios, todos mobiliados e decorados por designers profissionais.
Possui alto padrão, oferecendo água quente, ar condicionado, wi-fi, economizador de energia, aproveitando da água para jardim e sanitários, entre outros itens de conforto e sustentabilidade.
Condado Di Alphaville
Empreendimento 100% voltado para lazer e conforto, o Condado Di Alphaville oferece segurança e qualidade de vida em Gramado.
Como modelo de negócio inovador, permite acesso a toda a infraestrutura do Alphaville Gramado Club, com piscina térmica coberta, fitness center, playground, sala de jogos, brinquedoteca, espaços de lazer com vista para o vale, 2 salões de festas com espaço gourmet e 2 quadras de tênis (coberta e descoberta), além de quadra poliesportiva.
Residencial Villaggio
Como Gramado recebe turistas o ano inteiro, isso motivou o mercado imobiliário a criar alternativas interessantes como o Residencial Villaggio, um empreendimento Host Friendly da BR Construtora, parceira da Index.
Trata-se de um prédio de quatro andares com fachada colonial e soluções criativas, como opção de decoração, gestão de locação exclusiva com a VHC Hospitality (empresa do Grupo CVC Corp) tudo pensado especialmente para os investidores.