torres-rs

O que fazer em Torres?

Torres é a menina dos olhos do litoral gaúcho. O balneário mais procurado do Rio Grande do Sul é o maior polo turístico do verão no Estado. 

A população dobra durante a temporada, segundo os órgãos de turismo, o que faz a cidade ferver. A diversão é garantida nas praias, na vida noturna, nos passeios e nas demais opções de lazer. 

Quer saber mais sobre o que fazer em Torres durante os meses mais quentes do ano? Então viaje com a gente até o fim deste artigo.

O município de Torres

Torres foi fundada em 1878, conta com quase 40 mil habitantes e tem um dos mais altos Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio Grande do Sul.

A região é frequentada há milhares de anos, como indicam os diversos sambaquis (montes de conchas onde são encontrados objetos e restos humanos da Idade da Pedra) localizados ao longo do litoral. 

Bom, quando assunto é saber o que fazer em Torres não tem como começar por outro lugar que não suas belas praias. 

Praia da Guarita

O lugar é perto do Centro e faz parte do Parque da Guarita. Tem mar agitado, bom para a prática do surfe. 

As torres do Meio e do Sul são dois dos três rochedos basálticos que dão nome à cidade. 

A enseada e os penhascos são belezas naturais que tornam a praia da Guarita o cartão-postal de Torres. 

Praia da Cal

São 800 metros de areia dourada numa paisagem de tirar o fôlego entre o Morro do Farol e o Morro das Furnas. Por causa das elevações, é bem protegida do vento sul. 

Surfistas procuram bastante o lugar por causa do mar agitado de águas cristalinas. A orla oferece boa infraestrutura de bares e restaurantes.

Praia de Itapeva

Com seis quilômetros de faixa de areia e mar grosso, Itapeva é a praia mais extensa e mais afastada do centro de Torres. 

Praticamente sem infraestrutura, ela faz parte de uma unidade de preservação e conta com rico ecossistema de dunas, mata de restinga, áreas alagáveis e mata paludosa (solo com alta concentração de água). 

É bastante procurada por surfistas e amantes da natureza.

Praia do Meio (Prainha)

Uma das praias mais urbanizadas de Torres, é palco de eventos culturais, esportivos e de lazer durante o verão e mesmo fora da alta temporada. 

O mar, repleto de pedras, é pouco indicado para banho, mas o clima de lazer contagia o local, principalmente no fim de tarde, quando famílias aproveitam uma particularidade da Prainha: é a única com gramado na orla.

Praia dos Molhes

Uma das praias mais movimentadas de Torres no verão. 

Bom lugar para banho, surfe e pesca graças aos molhes construídos na década de 1970 no lado norte, entre a praia e o rio Mampituba, que marca a divisa com Santa Catarina naquele trecho dos territórios. 

Praia Grande

Principal ponto de concentração de pessoas na virada do ano, a praia Grande é onde todas as tribos se encontram, famílias, casais e grupos de amigos. 

A infraestrutura da avenida Beira Mar oferece variadas opções de bares, restaurante e rede hoteleira. 

A orla tem áreas de lazer e para a prática de esportes ao longo de seus dois quilômetros de extensão.

Parque Estadual da Guarita

Com acesso pavimentado, escadarias, estacionamento e lanchonete, a área do parque inclui os penhascos à beira mar que são atrações por si só de Torres. 

Todos os pontos altos oferecem vistas grandiosas do litoral. 

Festival de Balonismo

A Páscoa é a época do ano que o céu de Torres fica polvilhado de balões coloridos. O festival é o maior do gênero na América Latina e o terceiro maior no mundo, com cerca de 60 balões participantes nas edições mais recentes. 

Fora da época pasqualina é possível voar de balão em Torres agendando passeios com operadores locais.

Outras opções

Entre a praia da Cal e a Prainha há um passeio margeando a parte baixa do Morro do Farol. É um ótimo percurso para caminhadas, e o trajeto também leva à gruta de Nossa Senhora Aparecida.

No alto do Morro do Farol, que fica fora do parque da Guarita, se tem boa visão da praia da Cal, praia Grande, Prainha, e Morro do Meio, além do centro da cidade, que fica próximo.

Outro ponto da cidade que chama a atenção é a Lagoa do Violão, cujo formato lembra o instrumento musical. 

Bom lugar para a prática de esportes aquáticos e caminhadas. A circunferência da lagoa é de dois quilômetros.

As opções são variadas, mas a certeza é uma só: quem escolhe Torres como lugar de veraneio não se arrepende. 

O mercado imobiliário serve como referência de uma economia que resiste às piores tempestades (de verão ou não). 

Há boas opções de imóveis tanto para quem quer investir com quem decide se mudar de vez para a cidade dos sonhos onde a natureza é protagonista o ano inteiro. 

Ficou em interessado em saber mais o que fazer em torres? Confira aqui alguns empreendimento oferecidos pela INDEX na cidade.

lucrar investindo em imóveis na crise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.